Nossos Bispos

Dom Frei Célio de Oliveira Gulart - Bispo Diocesano
Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema, tem 66 anos. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG). Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.  
Dom Célio tomou posse como bispo da diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.
O Brasão sintetiza o programa de vida e as metas que o Bispo deseja atingir e realizar na sua missão pastoral em favor do Povo de Deus. Cada figura do Brasão possui seu particular simbolismo assim: 

1 – CHAPÉU e FRANJAS: Símbolo da dignidade episcopal, entendida como serviço á comunidade Diocesana da qual o Bispo é pastor. As franjas, com doze pontas, lembram os dozes apóstolos, alicerces da igreja. 
2 – A CRUZ, como suporte do estandarte: é a CRUZ de CRISTO que sustenta e direciona a ação evangelizadora do Bispo. 
3 – A LETRA T: é o TAU, a Cruz de São Francisco, lembrando a origem do Bispo, seu nascimento em 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, como também a Província Franciscana da Santa Cruz, sua Província de origem. 
4 – RAIOS DE LUZ, iluminando a CRUZ, significando que a VIDA, a RESSURREIÇÃO passam pela CRUZ. A FORÇA DE DEUS sempre passa pela CRUZ. 
5 – A ÁGUA e o PEIXE – representando as cidades de Piracema (a subida do peixe, etimologia indígena ), onde nasceu o Bispo, e Pirapora ( o salto do peixe, etimologia indígena ), cidade de sua Ordenação Episcopal, onde fora Pároco. O PEIXE é alimento para todos. JESUS CRISTO é também simbolizado pelo PEIXE , alimento eucarístico para todos.
6 – DÍSTICO – Lema do Brasão, princípio da ação pastoral do BISPO: CRUX DEI VIRTUS EST ( A CRUZ É A FORÇA DE DEUS ), baseado em 1 Cor 1,18. Que as dores e os sofrimentos da vida sejam iluminados pela luz da Ressurreição.
Dom Waldemar Chaves de Araújo - Bispo Emérito


Dom Waldemar Chaves de Araujo nasceu em Bom Despacho/MG aos 23 de junho de 1934. Filho de Sudário Gonçalves de Araújo e de Maria Felipe do Carmo, sendo seus irmãos: Desi, Antônio, Antônia, Izabel e Henrique.
Cursou o primeiro grau em Bom Despacho, o segundo em Dores do Indaiá e Manhumirim e graduou Filosofia e Teologia em Diamantina/MG, tendo sido ordenado sacerdote em 1962, em sua terra natal.
Em 1966, quando exercia ativamente suas atividades pastorais na Diocese de Luz/MG, foi a Bruge (Bélgica), onde fez especialização em Liturgia Pastoral, Sociologia e Psicologia. Voltando ao Brasil, retomou suas atividades na Diocese de Luz, com intenso trabalho em todas as comunidades que o acolheram. Foi Cura da Catedral, coordenador da Pastoral, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas de Luz, que ajudou a fundar, preparando com carinho suas instalações.  Outros trabalhos lhe foram solicitados e os exerceu com eficácia desejada como: Diretor das Obras das vocações Sacerdotais, Coordenador da pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Vigário Paroquial e Pároco de Lagoa da Prata e de Formiga.

Dom Antonio Carlos Mesquita - 2º Bispo de São João Del Rei


Dom Antônio Carlos Mesquita (Itapecerica13 de outubro de 1923 - 19 de dezembro de 2005) foi um bispo católico brasileiro. Foi o segundo bispo de Oliveira e de São João del-Rei. Seu lema episcopal era Elegit Servum Suum (Eleito Servo do Senhor).
Ordenado padre em 8 de dezembro de 1947, foi nomeado bispo coadjutor de Oliveira em 8 de abril de 1974 e recebeu a ordenação episcopal no dia 29 de junho do mesmo ano das mãos de Dom João Resende Costa. Em 6 de março de 1977, sucedeu a Dom José de Medeiros Leite, tornando-se então o segundo bispo daquela diocese. Transferido para a diocese de São João del-Rei em 16 de dezembro de 1983, teve seu pedido de renúncia aceito em 26 de junho de 1996. Faleceu no dia 19 de dezembro de 2005, aos 82 anos de idade.
Dom Delfim Ribeiro Guedes - 1º Bispo de São João Del Rei

Dom Delfim Ribeiro Guedes (Maria da Fé2 de maio de 1908 - 23 de fevereiro de 1985) foi um sacerdote e bispo católico brasileiro. Foi o primeiro bispo de Leopoldina e de São João del-Rei.
Nascido em Maria da Fé no dia 2 de maio de 1908, Dom Delfim foi ordenado padre em 1931. Em 1943 foi nomeado bispo da recém-criada diocese de Leopoldina pelo Papa Pio XII e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de outubro desse mesmo ano das mãos de Dom Octávio Augusto Chagas de Miranda, então bispo de Pouso Alegre. Em 1960 foi nomeado bispo diocesano de São João del-Rei e participou do Concílio Vaticano II (1962 a 1965). Em 1983, ao completar 75 anos de idade, foi aceito seu pedido de renúncia, tornando-se então bispo emérito de sua diocese. Foi sucedido por Dom Antônio Carlos Mesquita e faleceu em 23 de fevereiro de 1985.